Já falamos aqui sobre algumas séries que estão disponíveis na Netflix para quem AMA moda e agora, chegou a vez de falar de um dos maiores casamentos da história: o cinema e a moda. Estes andam juntos há muito e um sem o outro não seria a mesma coisa.
Ao longo das décadas, estrelas de cinema se tornaram ícones da moda como Audrey Hepburn (provavelmente a maior de todos os tempos!) assim como marcas e estilistas viraram parceiros protagonistas de Hollywood ao assinarem figurinos marcantes até os dias de hoje. Que tal então aproveitar para assistir alguns desses clássicos? Existem muuuuuitos outros, mas vamos tentar nos manter em 10 para essa primeira lista. E aceitamos sugestões, é claro!
1- O Grande Gatsby (2013) com o figurino criado pela Prada, romance de F. Scott Fitzgerald que se passa nos anos 1920. Também tem a versão do filme de 1974, mas a mais recente tem Leonardo DiCaprio <3
2- Fome de Viver (1983) com Catherine Devenue e David Bowie, que já são ícones por si só, o suspense destaca a moda dos anos 1980. Reparem nos ombros largos, nos cabelos e também na maquiagem!
3- Gigolô Americano (1980) com Richard Gere é uma ótima fonte de referência a alfaiataria ultra refinada, criada por Giorgio Armani.
4- Taxi Driver – o Motorista de Táxi (1976), dirigido por Martin Scorcese e com Robert DeNiro no papel principal, o filme tem a estética e referências dos anos 1970 e uma direção de fotografia incrível que traduz essa época.
5- Maria Antonieta (2007) da diretora Sofia Coppola, ganhou o Oscar de melhor figurino, que foi assinado por Milena Canonero, uma das autoridades no assunto. Vale pesquisar para saber quais tantos outros icônicos figurinos foram criados por ela!
6- 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) filme de Stanley Kubrick com figurino assinado pelo estilista inglês Hardy Aimes, um dos designers que mais vestiu a Rainha Elizabeth II também.
7- Cinderela em Paris (1957) estrelado por Audrey Hepburn e com figurino criado por Hubert de Givenchy. Audrey foi uma das maiores musas de Givenchy e não podemos deixar de citar o filme Bonequinha de Luxo (1961) no qual o “little black dress”, de Givenchy, foi eternizado na primeira cena.
8- Grease- Nos Tempos da Brilhantina (1978) obviamente um clássico pelas músicas, o filme estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John também ilustra a moda e a atitude dos 1960.
9- Duas Rainhas (2018) com Margot Robbie e Saoirse Ronan que interpretam Elizabeth I e Mary Stuart, o filme também venceu o Oscar de Melhor Figurino que foi criado por Alexandra Byrne.
10- La Dolce Vita (1960), filme em preto e branco de Federico Fellini que também venceu o Oscar de Melhor Figurino na época, assinado por Piero Gherardi, tem uma das cenas mais famosas do cinema, e vamos combinar que não poderia existir um vestido mais incrível para entrar na Fontana di Trevi?
Esperamos que gostem 🙂
Uma dica: assistir os créditos dos filmes para ver quem assinou o figurino é uma boa ideia para quem quer conhecer mais sobre essa profissão!